quinta-feira, 27 de novembro de 2014
O anão que virou gigante
http://portacurtas.org.br/curtanaescola/filme/?name=o_anao_que_virou_gigante
terça-feira, 25 de novembro de 2014
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Docência, ensino e aprendizagem na perspectiva do hipertexto
A integração, a mediação pedagógica junto ao ambiente virtual na escola, preparados e estruturados para inovar a metodologia do ensino aprendizagem, ligados a tecnologia da informação. Essa inovação é favorável para o desenvolvimento cognitivo do aluno, a interação social, práticas mais atraente e mais valorizada pelos alunos, se tornam práticas coletivas de interatividade.
Temos acesso a diferentes fontes de informações, Levy, nos diz que devemos definir nossos interesses, eleger prioridades, entender o mundo a nossa volta para absorvermos muitos conhecimentos e devemos ter atitudes responsáveis diante desse mar de informações.
As tecnologias e mídias digitais são grandes colaboradoras para o aprimoramento do ensino e aprendizagem dos estudantes, além de proporcionar socialização e interação com professores e alunos na absorção de conhecimentos, promovendo diálogo, colaboração, integração entre o grupo que interage em redes virtuais de aprendizagem.
Levy também fala da inteligência coletiva distribuída por toda parte em tempo real, da interação das cognições pessoais, da aprendizagem e comunicação interpessoais.
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
Produção do saber: linha do
tempo em tempo de ciberespaço
Ciberespaço, o espaço virtual de intercâmbio
de interação, de simulação, na qual existe uma integração de sons, imagens,
textos e signos através de mundos e comunidades virtuais. Segundo Lévy (1999),
é o espaço virtual de comunicação em via dupla que possibilita trocas virtuais
e interativas, envolvendo comunicação e informação que permitem as pessoas
navegar e munir-se com informações e serviços, ele pode ser visto como um
espaço onde os usuários se tornam emissores e receptores ao mesmo tempo, e onde
criamos ou modificamos nosso modo de interagir com os outros, é mais que um
procedimento de aquisição do conhecimento, é compreendido como um conjunto de
técnicas, de práticas, de maneiras, de pensamentos e de valores que se desenvolvem no
ciberespaço, o qual trouxe impactos significativos no setor educacional e em todos os demais setores da nossa sociedade.
O autor e o leitor do
hipertexto
O autor com a responsabilidade de organizar uma seqüência textual a quantidade e a variedade de informações possibilitando aos leitores a expansão dos seus conhecimentos. E o leitor como, co-autor também permitindo o acesso a diferentes formas, meios de desenvolver e aprofundar determinado tema de forma a potencializar e emancipar seu aprendizado.
Assinar:
Postagens (Atom)