quinta-feira, 27 de novembro de 2014

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Docência, ensino e aprendizagem na perspectiva do hipertexto

A integração, a mediação pedagógica junto ao ambiente virtual na escola, preparados e estruturados para inovar a metodologia do ensino aprendizagem, ligados a tecnologia da informação. Essa inovação é favorável para o desenvolvimento cognitivo do aluno, a interação social, práticas mais atraente e mais valorizada pelos alunos, se tornam práticas coletivas de interatividade. Temos acesso a diferentes fontes de informações, Levy, nos diz que devemos definir nossos interesses, eleger prioridades, entender o mundo a nossa volta para absorvermos muitos conhecimentos e devemos ter atitudes responsáveis diante desse mar de informações. As tecnologias e mídias digitais são grandes colaboradoras para o aprimoramento do ensino e aprendizagem dos estudantes, além de proporcionar socialização e interação com professores e alunos na absorção de conhecimentos, promovendo diálogo, colaboração, integração entre o grupo que interage em redes virtuais de aprendizagem. Levy também fala da inteligência coletiva distribuída por toda parte em tempo real, da interação das cognições pessoais, da aprendizagem e comunicação interpessoais.

Chico Bento na Roça

segunda-feira, 3 de novembro de 2014


Produção do saber: linha do tempo em tempo de ciberespaço


   Ciberespaço, o espaço virtual de intercâmbio de interação, de simulação, na qual existe uma integração de sons, imagens, textos e signos através de mundos e comunidades virtuais. Segundo Lévy (1999), é o espaço virtual de comunicação em via dupla que possibilita trocas virtuais e interativas, envolvendo comunicação e informação que permitem as pessoas navegar e munir-se com informações e serviços, ele pode ser visto como um espaço onde os usuários se tornam emissores e receptores ao mesmo tempo, e onde criamos ou modificamos nosso modo de interagir com os outros, é mais que um procedimento de aquisição do conhecimento, é compreendido como um conjunto de técnicas, de práticas, de maneiras, de pensamentos e de valores que se desenvolvem no ciberespaço, o qual trouxe impactos significativos no setor educacional e em todos os demais setores da nossa sociedade. 


  O autor e o leitor do hipertexto
  O autor com a responsabilidade de organizar uma seqüência textual a quantidade e a variedade de informações possibilitando aos leitores a expansão dos seus conhecimentos. E o leitor como, co-autor também permitindo o acesso a diferentes formas, meios de desenvolver e aprofundar determinado tema de forma a potencializar e emancipar seu aprendizado.