segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Sentimentário, para curtir e aprender

Sequencia de atividades Sentimentário (4º ano) 1º momento:Formar uma roda de conversa fazendo uma pequena introdução do conteúdo do vídeo, para aguçar a curiosidade das crianças. (Princípio conexão, metamorfose) 2º momento: A professora irá assistir o vídeo ( Sentimentário0, com os alunos propondo que se houver dúvidas ou curiosidade que perguntem, dando pausa a medida que for necessário. (Princípio de heterogeneidade, conexão) 3º momento: Propor que façam uma pesquisa sobre a Manacá, ( poderá ser feita em duplas, no laboratório ou em casa) como: origem da plante, região onde se desenvolve, clima, época de plantio,se os pais conhecem.... Os registros serão feitos no caderno. ( Principio multiplicidade, mobilidade) 4º momento: Utilizando o globo, localizar a ou as regiões onde se encontram plantações da Manacá. Deixá-los bem a vontade na exploração do globo. (Princípio heterogeneidade, metamorfose, multiplicidade) 5º momento: Continuando o trabalho em dupla, farão em papel cartaz utilizando guache reprodução da Manacá em forma de pintura e descrever a pesquisa feita anteriormente, cartaz este que será apresentado aos colegas, exposto na sala e também forma de avaliação da turma. (Principio da cartografia, a-significante) Para finalizar propor que tragam de casa a planta que tenha o cheiro que mais gostem para fazerem um canteiro no jardim da escola, colocando o nome e a data em que foi plantada. Será determinado pelos alunos o dia da semana que a planta será molhada e todos terão participação com seus cuidados.

2 comentários:

  1. Muito legal o sentimentário, enquanto assistimos pintam varias ideias de atividades, da vontade ir para a sala de aula aplicar!!

    ResponderExcluir
  2. As crianças irão gostar das atividades...

    ResponderExcluir